Horários de Funcionamento

ATENÇÃO: Museus, restaurantes, shopping centers e outros lugares podem alterar seus horários de funcionamento. Sempre é bom conferir nos sites desses lugares se os horários permanecem os mesmos.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Abadia do Monte Saint Michel: Cenário de Filme ou de Sonhos, na Normandia

A Abadia do Monte Saint-Michel, tombada como patrimônio histórico, fica na cidade de mesmo nome, na Normandia, a 360 km de Paris. 


Diz a lenda que, em 708, o Arcanjo Miguel apareceu para São Alberto e lhe disse para construir uma igreja na pequena ilha formada de rochas. E foi assim que começou a história da Abadia, que foi sendo aumentada ao longo dos séculos. Em 966, uma ordem de monges beneditinos se estabeleceu lá e se tornou responsável pela igreja. No século XI, foram construídos os primeiros edifícios do mosteiro, encostados na parede norte, se espalhando, mais tarde, nas demais direções. No século XIII, foram construídos dois edifícios góticos, de três andares cada, coroados por um claustro e um refeitório.
Foi só nos séculos XIV e XV que a abadia foi fortificada. É que durante a guerra dos cem anos, os ingleses tentaram repetidas vezes tomar a fortaleza, que tinha posição estratégica. Porém, nunca tiveram sucesso. Diz-se que os monges chegaram a resistir a um cerco que durou 8 meses. Por causa dessa e de outras resistências, ficaram conhecidos como monges guerreiros (essa parte, do cerco, quem contou foi o guia do Tour - não achei confirmação escrita dessa informação).
Por quase mil anos, a abadia foi local de peregrinação, juntamente com Roma e Santiago de Compostela. Para abrigar os peregrinos, começaram a ser construídas as casas ao pé da montanha rochosa. Também foram se estabelecendo pequenos comércios e serviços, tudo para atender aqueles que iam, em romaria, à Abadia.


A visita começa justamente por essa vila, formada uma rua única, que contorna a montanha, enquanto segue, estreita, na direção da Abadia. As casas originais, de madeira, foram consumidas por incêndio. Atualmente, as casas são de material, mas preservam o desenho com ar medieval - e você tem a sensação de estar dentro do cenário de um filme de época. Atualmente, essas construções abrigam, na sua maioria, cafés, lanchonetes, lojas de souvenires e lojas de armas, como espadas e facas (e tem facas lindas!).


Chegando na Abadia, você encontra uma escada. Se prepare. Ela é maior do que parece. Se não tem um bom preparo físico, suba devagar. São muitos degraus pela frente, até chegar à sala em que os monges faziam as cópias de livros e trabalhos de tapeçaria. Depois de subir um pouco mais, você chega ao topo, onde fica a capela dedicada ao Arcanjo e o Claustro. A vista lá de cima também vale a pena.


Dicas:
- Quando a maré sobe, o monte fica completamente isolado do continente e não tem como sair de lá. Então, evite os horários de mate alta - consulte os horários das marés clicando aqui;
- Tem hotéis e albergues para se hospedar dentro dos muros da fortificação. Veja as informações clicando aqui;
- Tem um restaurante bem em frente ao Monte. A vista é linda - e parece que os cozinheiros prestam mais atenção ao Monte do que à comida que fazem, se é que você me entende;
- A Paris City Vision tem opções de tours, com guia em português e que podem ser comprados pela Internet - veja mais clicando aqui.

Horário: 02/05 a 31/08: 9h. - 19h. (última admissão às 18:00) - 01/09 a 30/04: 9:30h. - 18h. (última admissão às 17h). - O horário básico é esse, mas pode variar com a Maré, se o Monte permanecer mais tempo isolado.
Preço: 9€ (audio guia: 4,5€)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...