Horários de Funcionamento

ATENÇÃO: Museus, restaurantes, shopping centers e outros lugares podem alterar seus horários de funcionamento. Sempre é bom conferir nos sites desses lugares se os horários permanecem os mesmos.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Château de Fontainebleu: Palácio Real perto de Paris

A 40 minutos de Paris, esse palácio foi residência real por vários séculos, pelos quais pertenceu a monarcas de cinco diferentes dinastias (Capeto, Valois, Bourbon, Bonaparte e Orleans). Cada um deixou sua marca, seja na arquitetura (o Palácio foi ampliado diversas vezes ao longo dos séculos), seja na decoração, nas artes ou no paisagismo. Exatamente por isso, Napoleão Bonaparte chamou o Palácio de Fontainebleu de “A Casa dos Séculos”.


O resultado é um palácio imponente e vasto, que reflete o luxo e a riqueza dos seus habitantes.


O Rei Louis VII usava o local como parque de caça, no final do século XII. Depois disso, o lugar continuou sendo freqüentado pelos reis franceses, sendo que Louis IX fundou, lá, um convento hospitalar. Mas foi na renascença que o castelo começou a passar por ampliações e reformas maiores. Francisco I passava muito tempo nesse castelo. Henrique IV estabeleceu lá a sua corte e diversos outros reis viveram e morreram em Fontainebleu, que acabou se tornando a principal residência de vários rei franceses até a construção do Palácio de Versailles. Depois da Revolução Francesa, abrigou Napoleão Bonaparte e Josefina, responsáveis pelas mudanças na estrutura que fizeram do Palácio o que ele é atualmente. Em Fontainebleau, Napoleão assinou a sua abdicação e foi para o exílio, em 1814.


A visita inclui os grandes apartamentos, a Galeria de Francisco I, com os seus afrescos feitos em estuque, construída entre 1522 e 1540 e a Sala do Trono de Napoleão. A decoração luxuosa não perde em nada para Versailles.


E ainda tem um bônus: não tem as filas intermináveis de Versailles, nem na alta temporada!
Depois de conhecer por dentro, vá em direção ao salão de chás e restaurante l’Orangerie du château de Fontainebleau. De lá, siga adiante e tenha uma surpresa: os jardins magníficos do castelo!



Dicas:
- O l’Orangerie du château de Fontainebleau, como eu disse, é um restaurante e casa de chás, que fica no castelo (acesso pela parte externa). Lá, tem um sanduíche de baguete com queijo de cabra e brie que é uma delícia!
- Quando chega de ônibus, você entra pelos fundos do Castelo. Enquanto caminha pelo que parece um parque bem arborizado, você pode ter a sensação de que entrou no lugar errado, porque não tem nem sinal do Palácio. Sério! Não tinha nem uma plaquinha. Coragem! Siga em frente, pela calçadinha e vai chegar aos fundos dele. É aí que começa a visita.
- O palácio fica magnífico visto dos jardins. Vale a pena caminhar até o portão frontal só para ver.

Preço: Parque e jardins: gratuito - Château: 11€ (ou você pode entrar sem pagar, usando PARIS MUSEUM PASS - clique aqui para ver mais detalhes)
Horário: 4ª a 2ª (FECHA NA 3A FEIRA) outubro a março: 9:30h. - 17h (último acesso às à 16:15h.) - abril a setembro: 9:30h. - 18h (último acesso às à 17:15h.)
Como chegar:
Pegue o RER na estação Gare de Lyon e desça na Estação Avon/Fontainebleau (40 min.). Da estação central há ônibus que vai diretamente ao castelo. Para retornar à estação, o ponto fica à direita de quem sai do portão (o mesmo que você entrou).

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...