Horários de Funcionamento

ATENÇÃO: Museus, restaurantes, shopping centers e outros lugares podem alterar seus horários de funcionamento. Sempre é bom conferir nos sites desses lugares se os horários permanecem os mesmos.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Château de Chenonceau - Vale do Loire

O Castelo de Chenonceau fica no município de Chenonceaux, a 230 km a sudoeste de Paris e a 30 km de Tours.


É conhecido como o “Castelo das Damas”, por causa das mulheres que tiveram papéis importantes na sua história. A primeira foi Katherine Briçonnet, no século XVI, responsável pela sua construção. Na época, foi edificado um castelo tipo fortaleza, com fosso que aproveitava a água do rio Cher. 
Depois, foi Diane de Poitiers, amante do Rei Henrique II. A ela se deve o chamado Jardim de Diane, que existe até hoje e é renovado duas vezes por ano, permanecendo sempre impecável. Também foi ela que mandou construir a ponte de arcos, que sai do castelo para atravessar o rio e fazia parte do projeto original.


Com a morte de Henrique II, Diane de Poitiers perde sua influência e é despejada pela rainha mãe, Catarina de Médici. A Catarina deve-se o jardim que leva seu nome e a galeria de dois andares, construída sobre a ponte. Os apartamentos Médici, também obra de Catarina, estão abertos a visitação. 


O castelo serviu de residência a Louise de Lorraine, esposa de Henrique III, que se mudou para lá após a morte do marido e viveu em luto pelo resto da vida. O quarto dela pode ser visitado e é, sem dúvida, mórbido.
Durante a revolução francesa, foi salvo graças a outra mulher, Louise Dupin. Finalmente, em no século XIX, foi restaurado por Marguerite Pelouze, que eliminou diversas alterações, recompondo o projeto original, do século XVI.


Além dos quartos, salas, jardins e galeria, vale a pena ver as cozinhas. Elas foram construídas nos pilares da ponte, de forma que pudessem ser abastecidas por barcos, diretamente do rio.

Dicas:
- Se quiser ir de trem, pegue o TGV em Paris-Montparnasse até Saint-Pierre-des-Corps, em Tours (leva 1h.), depois pegue o TER Tours-Chenonceaux (leva 25 min).
- Tem audio guia em portugues do Brasil.

Preço: 12.50€ (com livro guia) ou 17,00 € (com audio guia)
Horário: varia muito durante o ano. Clique aqui para ver os horários da época da sua visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...