O Jardim de Luxemburgo, em Paris, é o maior parque público da cidade e abriga o Palácio de mesmo nome.
O terreno foi adquirido por Maria de Médicis, então viúva de Henrique IV, em 1612, quando a Florentina resolveu criar uma alternativa ao Louvre. Ela decidiu, então, construir uma réplica do grandioso Palácio Pitti e recriar o Jardim Boboli, de sua terra natal.
Desde 1879, o Jardim e todas as suas dependências são administrados pelo Senado, que tem sua sede no Palácio.
Cheio de lindos canteiros floridos, árvores, lagos, o lugar ainda tem espaços lúdicos para as crianças e locais para a prática de esporte para adultos. As flores variam conforme a estação do ano, pois na primavera, verão e outono os canteiros são modificados e flores da estação que se inicia substituem as da que se encerra.
O Jardim também é um verdadeiro museu a céu aberto, com estátuas dos artistas ilustres que se inspiraram no Jardin (como Simone de Beauvoir, Balzac e Baudelaire), réplicas de estátuas antigas e a lindíssima série dedicada às rainhas e mulheres de destaque da França (Les Reines et Dames Illustres), composta por 21 estátuas que circulam a área do lago, em frente ao Palácio.
Também é um passeio que vale a pena fazer com crianças, pois há diversas atividades para elas, como playgrounds, passeios de pônei ou a brincadeira com barquinhos no lago (tem para alugar no local).
Também tem opções para lanches nos quiosques e carrinhos que vendem crepes e sorvetes.
Endereço: 19 rue de Vaugirard
Como chegar: Métro: Odéon (lignes 4 et 10), Mabillon (10), Saint-Germain-des-Prés (4) - RER B: station Luxembourg-Sénat - Ônibus: 21, 27, 38, 58, 82, 83, 84, 85, 89
Horário: varia durante o ano.
Preço: entrada gratuita para o Jardim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário