A Conciergerie é a parte mais antiga do que ainda resta do Palais de la Cité, o primeiro palácio real de Paris. A Ile de la Cité, aonde fica a Conciergerie, serviu de residência aos reis francos desde o início. Lá, viveu o primeiro Hugo Capeto, o primeiro rei da dinastia que reinou na França entre 987 e 1792. Os reis franceses viveram lá até se mudarem para o Louvre, no final do século XIV.
Apesar de todos esses séculos de história, o prédio é mais conhecido por ter servido como prisão durante os momentos mais violentos da revolução francesa. Então, não espere encontrar um palácio real. O antigo palácio gótico deixou marcas, como os arcos da Sala dos Guardas, que se encontra no começo da visita e é um dos maiores salões góticos ainda existentes no mundo.
O foco da visita é a antiga prisão, aonde ilustres personagens daquela época e inúmeros desconhecidos apinhavam-se nas celas, para aguardar a execução.
A visita inclui a cela da prisioneira mais famosa, Maria Antonieta, que depois foi depois transformada em uma capela com as cores do luto real.
Também há as instalações das prisões revolucionárias, com móveis que mostram os modelos distintos de celas, desde as mais simples, apenas com palha no chão, até outras com camas e alguns moveis, ocupadas por aqueles que podiam pagar pela “hospedagem”.
Horário: 9:30 – 18:00h
Preço: 8,50€ OU Conciergerie + Sainte Chapelle: 13,50€ (ou você pode entrar sem pagar, usando PARIS MUSEUM PASS - Clique aqui para saber mais)
Endereço: 2, Boulevard du Palais - Ille de La Cite
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário