Horários de Funcionamento

ATENÇÃO: Museus, restaurantes, shopping centers e outros lugares podem alterar seus horários de funcionamento. Sempre é bom conferir nos sites desses lugares se os horários permanecem os mesmos.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Praças de Roma

Roma tem inúmeras praças. Tem praças lindíssimas, com fontes e esculturas feitas por grandes artistas, com cafés e sorveterias ótimas! 

Selecionei minhas três preferidas:

Piazza Navona
Na Roma dos césares, essa praça era um campo de treinamento, com bancadas em toda a volta. Com o passar do tempo, as bancadas foram sendo substituídas por casas, mas o campo permaneceu e, no século XV passou a abrigar um mercado. Hoje, é a Piazza Navona.


Bem no meio da praça, está a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), esculpida no século XVII, por Bernini. Nas laterais, tem mais duas fontes, a Fontana di Nettuno e a Fontana del Moro (1576), as duas são obras de Giacomo della Porta.


No verão, a praça fica cheia de vendedores ambulantes e artistas de rua, que fazem sua caricatura ou desenham seu retrato na hora. 
Aproveite para tomar um sorvete italiano em uma das sorveterias da praça, ou sente em uma das mesinhas dos cafés e curta o movimento.
Ah! Nessa praça também fica o Palácio Pamphilj, que abriga a embaixada do Brasil.

Piazza di Spagna
A fonte no meio da praça é outra obra barroca de Bernini. Chama-se Fontana della Barcaccia.


O que dá nome à praça é a escada, construída para ligar a igueja Trinitá dei Monti à embaixada da Espanha, que ficava em baixo. Na primavera, a escada fica linda, toda florida. Serve de ponto de encontro para jovens, artistas e turistas em geral.




Em um dos cantos, tem a Babington, uma casa de chás que funciona desde 1893 (vale a pena conhecer!).
Na via dei Condotti, que sai bem do meio da praça, em frente à escada, você encontra lojas de grifes famosas, como a Gucci, Dior e Prada. Mesmo que você não vá comprar nada, vale dar uma olhadinha!

Piazza della Repubblica
Até os anos 1950, era chamada piazza Esedra.
No meio da praça, fica a Fonte das Naiades (naiades são ninfas de água doce), de Mario Rutelli. São três ninfas, uma segura um cisne, outra monta um cavalo e a terceira está esticada em um monstro.


Nessa praça também fica a basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, fácil de identificar pelas ruínas que marcam a entrada - mas por fora é bem diferente das outras igrejas de Roma.
Tem um restaurante, com mesinhas para fora. A comida não é lá essas coisas, mas a vista é boa.
Na galeria que fica dentro dos arcos tem algumas lojas, mas nada que se destaque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...