Horários de Funcionamento

ATENÇÃO: Museus, restaurantes, shopping centers e outros lugares podem alterar seus horários de funcionamento. Sempre é bom conferir nos sites desses lugares se os horários permanecem os mesmos.

terça-feira, 31 de março de 2015

Igrejas em Roma (Parte I)

Em Roma estão algumas das igrejas mais lindas do mundo, das mais diversas idades e estilos arquitetônicos. Construídas em épocas diferentes e reformadas ou reconstruídas vezes sem conta, cada igreja é única, misturando estilos das épocas de sua construção, reconstrução e reformas.
São muito mais de 50 igrejas. É lógico que você não vai ver todas. Então, para ajudar a escolher, selecionei três das mais populares e mais uma, que está entre as minhas preferidas.

Dica: Se você for de camiseta regata, blusa cavada, ou shorts, corre o risco de te chamarem a atenção. Então, se for no verão (e o verão em Roma é quente!), leve uma echarpe ou um casaquinho, para evitar problemas.

Santa Maria Maggiore
Essa é a uma das minhas duas igrejas preferidas, em Roma.
Santa Maria Maggiore é uma das quatro "basílicas maiores". Foi originalmente dedicada a Nossa Senhora das Neves (séc. IV) e, depois, elevada à condição de basílica maior, na época em que foi declarado o dogma da Divina Maternidade (séc. V).
A construção original já foi alterada diversas vezes. O campanário é do século XIV e é o mais alto, em Roma. O mosaico "Coroação da Virgem" é do século XIII. 
No interior da igreja, o brilho do ouro (boa parte originado das colônias espanholas) chama a atenção. Os mosaicos são maravilhosos, estão entre as mais antigas representações da Virgem Maria e influenciaram artistas de diferentes épocas, em várias partes do mundo. Os mosaicos da nave são imagens representando o antigo testamento.


Dizem que o relicário que fica em baixo do altar mor contém madeira do berço de Jesus.
Vale a pena ver as capelas laterais. São lindíssimas!


Nesta basílica está enterrado São Jerônimo.

Dica:
- Todo dia 5 de agosto, para relembrar o milagre que levou à sua construção, uma chuva de pétalas de rosas brancas cai da cúpula da basílica, durante a celebração.

Curiosidade: as outras basílicas maiores são a de São João de Latrão, a de São Paulo extra-muros e a de São Pedro, no Vaticano.

Horário: 7:00h. às 18:45h.

Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro fica no Vaticano e o acesso é pela Piazza de São Pedro, que fica em frente.
É a maior igreja do mundo, com mais de 20 mil metros quadrados.
Foi construída sobre o túmulo de São Pedro que, no início, tinha um santuário muito simples dedicado a ele. Com o passar do tempo, foi sendo aumentado pelos próprios devotos. A construção atual, no estilo renascentista, só começou no século XIV. Hoje, é o lugar em que é celebrada a maioria das cerimônias papais.


O interior da basílica é ricamente decorado, com esculturas e relevos em mármore e ouro. Lá também estão obras de arte de grandes artistas, como a Pietá, de Miguel ângelo e o baldaquino sobre o Altar Papal, de Bernini.
Do lado de fora, destaca-se a cúpula, as 340 estátuas de santos, mártires e anjos, as estátuas de São Paulo e São Pedro (com mais de 5 metros de altura, cada uma). Em frente à Basílica, a Praça de São Pedro é um espetáculo à parte. Foi projetada por Bernini e mistura os estilos clássico e barroco.
É em uma das janelas, na Praça, que o Papa faz suas aparições. Você vai reconhecer o cenário de muitos filmes, aí.

Dicas:
- Se você for na alta temporada e quiser entrar direto na Basílica, reserve tempo, muito tempo. A fila para entrar, às vezes, chega a contornar pelo menos a metade da praça. Por outro lado, você pode pegar o tour para conhecer os museus do Vaticano. Ele termina dentro da Basílica. Veja mais informações clicando aqui
- Dá para subir na cúpula, mas pense bem: são mais de 500 degraus. Tem um elevador (custa 2 euros), mas ele te leva até menos da metade do caminho. O resto não tem jeito, tem que subir à pé.
- Você pode visitar as Tumbas dos Papas, que ficam enterrados em baixo da Basilica. À esquerda de quem sai da Basílica, já na escada, tem uma fila. É a fila para visitar as tumbas.

Horário
Basílica: no inverno - 8:00h. às 18:30h.; no verão - 8:00h. às 19:00h.
Cúpula: no inverno - 8:00h. às 17:00h.; no verão - 8:00h. às 18:00h.
Preço
Cúpula: 5 euros
Tumbas dos Papas: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...