Nos países da União Européia, também dá para receber de volta uma parte do que você pagou de imposto (o TVA - Taxe sur la Valeur Ajoutée). É o imposto sobre consumo pago em compras realizadas nesses países, durante sua estadia. E um direito de todo viajante não residente nesses países.
Mas atenção: nem todas as compras dão direito ao reembolso. São reembolsáveis os impostos pagos nas seguintes condições:
1. Compras de mercadorias no valor mínimo de € 175, realizadas em uma mesma loja e na mesma data (elas devem constar de uma única nota).
2. A loja deve estar qualificada para o recolhimento do imposto. Grandes lojas de departamento como Galeries Lafayette, Printemps e Monoprix são boas opções por reunirem grande variedade de artigos, o que facilita compras em conjunto para atingir o valor mínimo exigido para o reembolso.
Quando as compras atenderem essas condições, solicite, na loja, o formulário para reembolso de TVA (bordereau de détaxe). Um funcionário da loja fará a conferência dos itens, do recibo de compra e fornecerá o formulário autenticado. Guarde os dois (a nota e o formulário).
Na hora de embarcar de volta para o Brasil, chegue mais cedo ao Aeroporto e tenha suas compras à mão. Pode ser que você precise mostrá-las.
No Aeroporto de Paris, depois de ter despachado as suas malas (já com o cartão de embarque na mão), mas antes de passar pelo controle de passaportes, no aeroporto, vá ao posto de atendimento da Free Tax e peça para carimbarem o formulário.
Em seguida, vá ao guichê da American Express, que tem ao lado (não precisa ter o Cartão American) e diga que você quer a restituição em dinheiro. Eles te dão na hora. Basta entregar o formulário.
Pronto! Você tem um dinheirinho extra para gastar no free shop.
Isso pode ser feito em qualquer país da União Européia. Os passos são os mesmos. Ensinei especificamente como fazer em Paris, porque foi lá que eu fiz.
Leia também:
Museus em Paris: economize e pule as filas!
Ou clique no link ao lado e leia todas as dicas dessa cidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário